sábado, 31 de março de 2012

Exercício 3 - Espaço e luz

Neste exercício utilizamos uma caixa de sapato e nela demonstramos os efeitos da luz. Diferentes tamanhos, posições, cores de aberturas proporcionaram efeitos de iluminação variados em um mesmo ambiente. A luz utilizada por mim foi a natural, e à medida que eu rotacionei a caixa diferentes ângulos foram formados criando novas imagens. Fotos a partir de um olho mágico foram tiradas.



À esquerda a base das duas montagens e à direita a primeira montagem. A variação ocorre no canto da caixa.










A seguir a segunda montagem.


  A figura a seguir faz com que o ambiente pareça uma sala utilizando uma calunga para promover a percepção de proporção do espaço.



sábado, 24 de março de 2012

Exercício 2 - Lego II


Na terceira aula de maquetes nos foi proposto o exercício de usar o conceito de alguma etapa de lego anterior modificando-a em sua função. Parti da da etapa 2 e criei uma casa invertendo o sentido do objeto móvel, colocando-o na horizontal. A parte móvel poderia ser de vidro possibilitando uma vista do lago ou das árvores, por causa da localização do imóvel.







sábado, 17 de março de 2012

Exercício 2 - Lego

1


2



3

4

5


6

7

8
9
10
11

12
13


Na segunda aula de maquetes, nos foi proposto um trabalho com Legos com o objetivo de nos familiarizarmos com a ideia de espaço, dimensão, volume. 
A primeira etapa era produzir um bloco de 6x8 liso por fora e irregular por dentro, e depois criar nele cheios e vazios com a ideia de adição e subtração de volumes.
1ª etapa: imagens 1, 2, 3 e 4.
 A segunda etapa consistia em inverter o primeiro processo, construindo, então, um bloco regular internamente e irregular externamente. A regularidade interna promove a possibilidade de ser encaixado outro objeto em seu interior. A imagem 7 demonstra esse encaixe, que pela proporção entre os objetos faz com que o conjunto possa ser uma torre de TV pelo fato de ser bem alta (como a Fernseheturm em Berlin) e aparentemente instável. A imagem 8, tendo um encaixe um pouco mais curto, parece ser mais estável, podendo ser uma casa situada em um local alagado. Por fim, a imagem 9 tem a peça móvel como parte superior, podendo ser a chaminé de uma casa.
2ª etapa: imagens 5, 6, 7, 8 e 9.
A terceira etapa incluia um plano. Na imagem 10 esse plano tem bastante tensão com o bloco por estarem bem pertos, podendo ser uma cobertura de uma casa, mas desgrudada dela. O conjunto da imagem 11 tem menor tensão que o conjunto da 10, sendo o plano uma base para a construção.
3ª etapa: imagens 10 e 11.
Na quarta etapa devíamos representar uma obra de arquitetura, escolhi o centro administrativo do Estado do Rio Grande do Sul.
4ª etapa: imagens 12 e 13.





Fernsehturm, Berlin (torre da TV)



sexta-feira, 9 de março de 2012

Exercício 1 - Dobraduras

A partir de dobraduras que aprendemos na primeira aula de maquetes, tivemos de criar estruturas, objetos. Esss teriam de ter como referência calungas para lhes poder ser proporcionda a ideia de suas dimensões.




Esta  primeira estrutura é uma estação de metrô, utilizei miçangas como calungas.   









O objeto a seguir é uma asa delta.


E, por último, a estrutura de uma parada de ônibus. Todas as estruturas foram montadas com um quadrado, com maior dimensão possível, de papel A4 .